terça-feira, 4 de abril de 2023

Vida e morte felina

 Dia desses ouvi um barulho estranho, como um som de gemidos de gatos, de gatos filhotes. Fui tentando entender de onde vinham os sons, e pedi minha tia para verificar, eram gatinhos filhotes escondidos. A mãe gata escolheu uma moita na base de um coqueiro nascido no nosso quintal(dizem que quando estão para parir, escolhem um lugar seguro para tal). Eram três gatinhos. Até aí tudo bem.

Só que passado um dia, foi-se embora a mãe com dois filhotes, e deixou um no choro e desespero lá sozinho, escondido entre os matinhos. 

O gatinho chorou dia e noite. Eu não dormi nada naquela noite, e no dia seguinte minha mãe tentou descobrir entre a vizinhança de quem era o bicho, caçoaram, falaram pra ela cuidar, pensei, repensei, falei pra ela pra tentarmos dar leite. Ela disse que era tão pequeno que nem ia dar conta de tomar leite, que teria que ser com a seringa. Ela, aposentada como auxiliar de enfermagem, tinha luva de porcedimento e seringa. Pois sim, foi lá e colocou leite na seringa, pegou o gato com a mão e o bichano nada de abrir os olhos, nada de tomar o leite.

O bicho estava decidido a só chorar...

E pensamos que talvez morreria ali.

Preocupadas procuramos informações, e descobrimos que a mãe o deixara ali porque provavelmente era doente.

Tínhamos que sair de casa, e íamos dormir fora. Só que durante o dia a mãe gata retornou no quintal, e eu disse:" Mãe! Ela defe que veio buscar o filhotinho". Deixamos o cenário favorável para que ela pudesse ir lá pegar o filhote, mas nada dela ir lá. Saímos de casa, deixamos recado para minha tia observar. E nada dela pegar o filhote até na noite desse dia.

Chegamos no dia seguinte, a primeira ação da minha mãe foi olhar entre o matinho, e deu-se a decoberta:" A gata levou mesmo o filhote!", disse a minha mãe. E ela acrescentou:" A gente fica emocionada com a natureza, né?"

Tal é a sabedoria da natureza que ficamos pensando em nossa ansiedade e na tranquilidade da mãe gata...















Nenhum comentário:

Postar um comentário