quarta-feira, 10 de abril de 2019

Um olhar

Eu ia para o trabalho caminhando, coisa que faço quase todos os dias nos últimos três meses. Ela, cabeça baixa, sentada em um espaço onde há uma espécie de academia ao ar livre. A cidade oferta academia em público, saúde(assistência) já quase não...
Bom, eu passei por ela, olhei para trás, ela de cabeça baixa, um boné caído no chão. Ela parecia trêmula; e em sua mão, bem fechada, uma nota de dois reais. Eu não sabia o que ela sentia, estava de short e camiseta. Entretanto, o modo como estava encolhida aparentava frio. Voltei e toquei seu ombro, ao mesmo tempo em que, peguei o boné no chão. Olhei pra ela e ela permanecia com os olhos baixos, creio que meio adormecida. Disse-lhe:" Oi.Olhe seu boné." Ela levantou os olhos, olhos muito grandes! Os maiores olhos que eu vi em minha vida! Disse-lhe:" Tome essa água"(deixando a minha garrafa de água ao seu lado). Ela olhou para a garrafa, não disse nada, sorriu. Um sorriso com poucos dentes, mas um sorriso agradecido.

Saí caminhando marcada por aquele olhar, um olhar de rua, um olhar de manhã de dia de semana, um olhar de cidade sitiada, um olhar que diz muito, mesmo sem dizer nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário