terça-feira, 23 de abril de 2013

Por uma outra sabotagem

                 A primeira vez que entendi de verdade o que era sabotagem, e sabotagem revolucionária, foi quando vi o filme alemão: Edukators. Não ficou muito claro qual o propósito dos três jovens na primeira vez que vi, nem se eles tinham exatamente um propósito, e isso não vem ao caso, afinal falamos de ficção, que, tendo ou não propósito, sempre propõe. O que é mais marcante é que eles tem muito claro que serão traídos pelo empresário, e, o que querem, viver talvez aquele amor livre, e também fazer a sabotagem comunicativa!
                 Bom, uma vez, numa atividade de estudantes universitários fui chamada junto com o Julio Primo(CMI à época! ainda hoje Julio?)  para falarmos de mídia e poder, a fala foi legal pra danar, e um dos estudantes perguntou:" e dá para sabotar?" Eu ri e disse:" bom, eu ainda não sei como, mas topo quem sabe?"
                O que é claro para mim, é que sabotagem é um recurso utilizado reiteradamente pela direita! E embora o seja, a gente nunca fica sabendo! Por quê será? Ah! Adivinhem?! Porque a direita(ou o que quisermos chamar: classe dominante, empresários, burguesia, sei lá!) domina a comunicação no mundo! E aí meus caros, nós, como diria Rubens Paiva: que nascemos do lado de lá dos trilhos...Nós não alcançamos a profundidade dessa sabotagem e muito menos uma possibilidade de derrubá-la, pelo menos por enquanto! Claro, porque é preciso saber que existe e lutar para derrubar.
                Bem, e enquanto a gente não derruba é preciso outras sabotagens. Se o movimento de toda a juventude européia não alcança a rede vigente ele ocupa outras. Se o Movimento de Porto Alegre que coloca milhares de pessoas nas ruas e consegue passar na mídia dominante, e, ainda atinge o objetivo de não aumento das passagens de ônibus, ele não consegue mostrar na TV uma cena absurda de mais ou menos trinta policiais do Choque literalmente passando em cima de um jovem que eu, pelo menos até hoje, não sei se está vivo ou morto. É disso que estamos falando. De Tvs, rádios, jornais e etc, que se prezam a deixar toda a a população sem ver uma cena como essa e dedica mais de uma hora de sua programação para dois pastores* de projeção hegemônica no país; e eu não vou citar o nome deles porque eu também os divulgaria, para continuarem dizendo mentiras, absurdos e distribuindo seus preconceitos em rede nacional! É por aí que passa esse debate possível. Se nós não conseguimos alcançar uma parcela mínima de pessoas para organizar um ato sequer a Tv consegue alavancar milhões em minutos!
                E aí? Onde entrariam as outras sabotagens? Bom, talvez em espaços pequenos da educação, talvez em debates curtos, mas extremamente importantes! Essa digressão toda é para apresentar um lugar chamado: Cine Clube Sabotage. Sim! Um espaço aberto nas noites de quinta e "fechado" para estudantes da Escola Alcida Torres no Bairro Taquaril, regional Leste de Belo Horizonte. Na primeira vez em que fui chamada para o debate com o Cine Clube Sabotage, viajei na sabotagem! E tive claro que era uma ótima sabotagem aquilo! Sabotando a regularidade da escola, sabotando a cabeça cinematográfica para o cinema industrial, sabotando as ideias, o pensamento de crianças e adolescentes! Afinal a sabotagem do mal(com cuidado pois bem e mal são debates mais amplos!) consegue todo dia encucar neles um ideal de sociedade! É ali, numa sala no fundo da escola, quase como um esconderijo que se sabota todas as quintas, de manhã, à tarde, ou à noite um pensamento, sabota para construir outras relações, para tentar refazer algumas relações, para descobrir o quanto esses jovens são violentados todos os dias em todos os sentidos! É ali também que se pode descobrir que sabotar é de uma delícia impagável! Como por exemplo falar de amizade com fotografias de Haideé Santamaria, Ernesto Guevara, Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Gandhi e Hélder Câmara! Ali a gente mistura uma vida que a gente tem com uma vida que a gente quer!
                Assim, eu descobri que sabotar é preciso, ao mesmo tempo que construir outra comunicação é urgente! Descobrindo caminhos, forjando outras possibilidades! Afinal:"todo coração é uma célula revolucionária!" E aguardem senhores do poder porque além do Cine Clube Sabotage, com nome de rapper da luta, BH tá sabotando muito mais!




                                            



        

* quando cito os pastores não retiro a capacidade da igreja católica por exemplo ser uma demonstração de domínio de pensamento! E também não me esqueço que em todas as religiões há os conservadores e os progressistas e o quanto os mesmos contribuíram e contribuem para a construção do novo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário