terça-feira, 25 de junho de 2013

"Isso nunca aconteceu antes!"*




                     Nunca antes torcidas organizadas historicamente rivais se juntaram nas ruas para uma luta em comum, nunca foram tantos, tenta-se comparar com marchas contra a ditadura militar, diz-se do tempo dos cara pintadas, há quem se arrisque a sair com a cara pintada hoje(sinceramente não compartilho, apesar de respeitar!), há quem diga que não vai dar em nada, há quem se amedronte com a possibilidade de golpe militar e nova ditadura(aqui a clareza do possível, mas a não desesperança no que se pode fazer).
                    Nós, de trinta anos para baixo(rsrsr me coloco nos de trinta e uns...) podemos nos ver ali junto aos adolescentes, podemos sentir um ar de novidade. Nunca aconteceu! Nunca foi tão diverso, apesar de em minha cidade já começar a apontar para alguns caminhos em comum. O poder nunca poderia entender porque tantos nas ruas e como explicar o sentido de tudo isso! A mídia, carregando os sonhos dos dominantes, se contradiz, vai, volta, não sabe o que mais dizer. Eles continuam nas ruas. O poder que se arrogou sempre do povo, à esquerda, democrático não consegue dar uma vazão importante aos anseios. A direita tenta se fortalecer indo à mídia, dando entrevista, dizendo:" precisamos de uma liderança forte no Brasil!" eu pergunto: uma liderança feita no poder da bala como em 64? Não!
                    Mesmo com as contradições, mesmo com a diversidade, há que se acreditar que há ainda um novo a ser escrito, um novo com cara, cheiro, vontade e coragem do povo! À luz de Frei Betto, poderia relembrar que é preciso entender de verdade o povo, sentir o seu cheiro, viver suas angústias, entender suas demandas. Povo mesmo nas ruas? Ainda não se sabe, mas se pode ver um menino diante da marcha dos quase 130 mil, um menino favelado, ele sorri ao lado da mãe e nos mostra um cartaz: "obrigado por lutar por nosso futuro!" Isso nunca aconteceu antes! Aconteceu de jovens que não sabem bem ou até antes junto aos seus pais diante da TV fascista brasileira chamavam sem terra de oportunistas, agora aplaudem uma voz sem terra que diz:" a partir de 26 estaremos com todos nas ruas, onde houver um assentamento ou acampamento sem terra, a rodovia mais próxima será fechada!" Isso nunca aconteceu antes!
                    Nunca se poderia imaginar que as pessoas poderiam duvidar da comunicação dominante, mesmo com muitas dificuldades, mesmo com a sabotagem dos meios alternativos, ainda se leva uma voz dissonante da voz do Brasil às 19h, em Brasília!! Como diria o poeta:" há sempre alguém correndo, fugindo da Hora do Brasil!" e agora tentando ouvir outras vozes! Vozes de loucos que acreditam, vozes em assembleias com mais de 3 mil participantes e dando voz:" Todo mundo quer falar!" uma amiga empunha esse cartaz nas ruas! Não é só comida, nem só Copa, nem só governo dito de esquerda e NUNCA MAIS um governo fascista! Isso nunca aconteceu antes! E não vai mais acontecer de tomarem a nossa voz, porque se ouvissem as vozes que nós ouvimos, nas cadeias, nos manicômios, nas ruas, nos delírios nós não estaríamos nas ruas tomando a nossa voz! E já que não aconteceu de nos ouvir, nós os faremos nos escutar! Ou nos escutaremos com nossa forma de nos governar! Isso nunca aconteceu antes, mas está acontecendo!


Brasil!!!! Acordado há muito tempo!!! Agora é nossa voz!



                                                








































*" nunca torcidas historicamente rivais se juntaram nas ruas do Brasil para lutar, isso nunca aconteceu antes!" frase do amigo Sérgio Luiz, o Anjo

3 comentários:

  1. Nunca na história deste país!Queria participar mais,mas só consegui ir na primeira manifestação.Me arrepio e me emociono todas as vezes que vejo amigos nas manifestações.Me arrepia tbm falas fascistas que repudiam organizações políticas e sociais que já lutavam por tudo isso antes.
    Mas vamos à luta,porque o futuro só começou!

    ResponderExcluir